Íntimos

Este ano foi muito mais difícil montar a nossa grade de apresentações, pois encontramos muita gente boa, muitos artistas e bandas incríveis que levaram nossa produção e parceiros ao delírio. E mesmo que você não tenha sido classificado para esta edição, nossa equipe analisou seu trabalho e também ficou bastante entusiasmada. Esperamos que você possa se inscrever nas nossas próximas edições, ainda neste ano, nas cidades de Recife-PE e João Pessoa-PB. Fique atento aos prazos, e as especificações do nosso edital, para que possa participar. Ainda neste documento você encontrará todas as informações sobre a edição que acontecerá na cidade de Goiana-PE, curiosidades sobre a cidade e local. Sinta-se convidado a prestigiar este festival e outros que acontecem na cena cultural rica desta cidade.


1.Sobre o local

A ideia do ÍNTIMOS surgiu em 2016, quando seus idealizadores - Lucas Torres, Raphael Urbano e Sam Silva, tiveram a idéia de montar um evento que abrisse espaços para artistas que, como eles na época, encontravam bastante dificuldade em apresentar e divulgar seus trabalhos. Com esse objetivo, e também o de apresentar de forma mais intimista as canções e composições dos artistas, reuniram um grupo de apoio e colaboradores dispostos a abraçar a ideia e deram vida a primeira edição do ÍNTIMOS em Goiana-PE.

Um dos grandes acontecimentos da primeira edição deste festival, foi o surgimento da banda paraibana “Flotilha em Alta Terra”, que fizeram seu primeiro show como “Tino”. A apresentação foi subsídio para que os músicos que compuseram o grupo se descobrissem como uma banda de potencial, e então resolveram se reunir e o nosso palco intimista concebeu o que hoje é a Flotilha, como popularmente é chamada. O festival também foi a estréia da cantora e compositora pernambucana “Aniele Queiroz”. Neste mesmo ano também subiram ao palco a banda “DIEUX” (Goiana-PE) e o artista “Lucas Torres” (Goiana-PE), que fechou essa primeira edição fantástica.

Em sua segunda edição (2017), o festival recebeu convidados ilustres e artistas considerados amadores, mas que surpreenderam e cativaram o público presente de uma forma maravilhosa. Contou com a presença da compositora, cantora e multi-instrumentista “Joana Knobbe” (RN); do cantor, compositor, multi-instrumentista e dono de uma voz inconfundível “Jonatas Onofre” (Igarassu-PE); da cantora e compositora paraibana “Thais Marques” e também do recifense “Alex Guterres”, cantor e compositor.

Neste terceiro ano do ÍNTIMOS, o festival promete abrir espaço para ainda mais artistas e bandas apresentarem seus projetos. Para isso, fará três edições do festival em três importantes cidades de Pernambuco e da Paraíba, sendo 2 delas inéditas. É que o ÍNTIMOS, além de acontecer em Goiana-PE, como de costume, também se fará presente nas cidades Recife-PE e João Pessoa-PB, numa uma edição especial de estréia desse festival intimista.


1.1Goiana

Goiana é um município brasileiro situado na Zona da Mata Norte Pernambucana. O Centro Histórico de Goiana é considerado Patrimônio Histórico Nacional desde o ano de 1938. A cidade possui oito igrejas seculares monumentais no centro, sem contar os prédios tombados e a arquitetura em que eles foram construídos. Foi a primeira cidade de Pernambuco a possuir uma biblioteca pública e a primeira do Brasil a ter uma banda de música, a hoje centenária “Curica”, criada em 1848. No ano seguinte surgiu outra banda, a “Saboeira”, também centenária. É conhecida como a terra dos Caboclinhos – manifestação folclórica de origem indígena. As Pretinhas do Congo e a Aruenda – folguedos populares de origem africana – também são manifestações típicas de Goiana, assim como a ciranda e o côco, hoje mais comum nas zonas litorâneas do município.


1.2Cine-Teatro Polytheama

O Cine-Teatro Polytheama foi construído no ano de 1914 na cidade de Goiana em Pernambuco. Mas foi desativado na década de 1980. Por iniciativa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, o Cine-Teatro foi reativado, reformado e reinaugurado no primeiro trimestre de 2010. Desde então o espaço tem recebido diversos eventos importantes para a cena cultural, dentre eles o ÍNTIMOS, que parte para sua terceira edição na cidade. Ele está localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 249, próximo da Prefeitura e de diversas construções históricas do centro da cidade.